terça-feira, 14 de abril de 2015

Livro que inspirou 'As crônicas de Nárnia' chega ao Brasil



Leitores brasileiros já podem conferir o livro que inspirou C.S. Lewis a escrever “As Crônicas de Nárnia”, “Phantastes: A Terra das Fadas”, de George MacDonald. A obra conta a história de Anodos, um jovem que vai para no Reino das Fadas onde vive incríveis aventuras num mundo repleto de fantasia e seres mágicos. O livro inédito está sendo publicado pela editora Dracaena.

'Phantastes' foi além da ficção. Em sua autobiografia, 'Surpreendido pela Alegria', C.S. Lewis fala sobre o episódio que marcou sua vida, o dia em que leu 'Phantastes' pela primeira vez, com entusiasmo e admiração. Ele conta que escolheu o livro em uma estação de trem e, na mesma noite, começou a lê-lo:

“As jornadas nas matas, os inimigos fantasmagóricos, as damas boas e más da narrativa lembravam bastante as minhas fantasias costumeiras, e assim me puderam seduzir sem que eu percebesse uma mudança. É como se fora carregado inconscientemente para além da fronteira, ou como se tivesse morrido no velho país e não pudesse me lembrar de como ressuscitei de novo”. 


O autor de “As Crônicas de Nárnia” ainda afirma que não tinha a menor noção daquilo em que se envolvera ao comprar Phantastes. Nas palavras de C.S. Lewis, Phantastes converteu a sua imaginação. George MacDonald tornou-se para Lewis uma espécie de “pai espiritual” e em diversas ocasiões, se referia a ele como “seu mestre e mentor.” Informações: Editora Dracaena



Nenhum comentário:

Postar um comentário