terça-feira, 14 de abril de 2015

Sete dicas práticas para manter sua voz saudável diariamente


Nesta quinta-feira, 16 de abril, comemora-se o 'Dia mundial da voz'. A data marca um mês de ações voltadas para os cuidados com a saúde vocal. A voz é nosso cartão de visitas e tem grande impacto em nossa imagem pessoal e profissional. Através dela expressamos nossas emoções e pensamentos. Dados apontam que 80% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho.


Para manter saúde vocal em dia, a fonoaudióloga Mirella Guilhen alerta para os inimigos: “Bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, sprays e pastilhas refrescantes, balas e até mesmo comidas condimentadas podem prejudicar a saúde da sua voz. Sempre que possível, não grite e mantenha um tom confortável. E, por fim, evite pigarrear. Este ato de ‘raspar’ as pregas vocais com frequência é agressivo para sua voz.”, orienta.

Entre as causas mais frequentes de alterações na voz estão as infecções respiratórias. Elas aparecem como um sintoma de gripe e, na maioria dos casos, podem ser resolvidas com hidratação e repouso vocal.  “A maioria das pessoas não sabe, mas a rouquidão é o primeiro sintoma do câncer de laringe. Isso não significa que quando a pessoa está rouca, tem câncer. Minha orientação, neste caso, é procurar um otorrinolaringologista”, afirma. 





Mirella complementa: “Uma voz bem cuidada traz muitos benefícios, além de uma boa saúde. Ela favorece sua comunicação pessoal e profissional. Uma voz que está alinhada com a imagem que você deseja transmitir, te deixa confiante e seguro e pode ser uma grande aliada nas suas conquistas”. Confira as seis dicas da fonoaudióloga Mirella para manter sua voz saudável:





Hidrate-se!
Beba muita água e água de coco. Elas são excelentes aliadas da sua voz.



Coma maçã 
Isso mesmo! A maçã, além de ser saudável e muito saborosa, também é uma das melhores amigas da voz. Ela tem propriedades adstringentes que limpam a região do trato vocal. 



Mantenha uma postura alinhada
Muita gente não sabe, mas a postura correta é uma grande aliada da saúde vocal. Alinhe-se!



Cuide das vias respiratórias
Voz é essencialmente ar, por isso é muito importante ter uma boa respiração. Limpar e hidratar as narinas com soro fisiológico é uma prática simples para melhorar a saúde vocal. A vaporização e a inalação também ajudam a manter o ar circulando livre, faça uso delas!




Faça gargarejos
A receita é caseira, mas os resultados são profissionais. Gargarejos com água morna e uma pitada de sal também são ótimos para a voz. Experimente!




Durma bem
A cada dia surgem novas evidências da importância da boa qualidade do sono para a saúde e, para quem ainda não sabia, dormir bem também ajuda a cuidar da voz.




Boceje
Sabe aquela vontade de bocejar quando bate uma preguiça ou sono? Acredite, além de ser muito bom para relaxar, pode ser um ótimo exercício para a saúde vocal. Então na dúvida, boceje e espreguice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário