quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza fala sobre 'Cinquenta tons de cinza'


Alguns livros chegam nas terras tupiniquins já marcados por estrondoso sucesso. A euforia causada por eles incute uma enorme curiosidade! O comum é que isto venha no rastro, principalmente, dos livros polêmicos. Isto aconteceu de forma bombástica com a coleção Cinquenta Tons, da autora E.L. James, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. As emoções e reações causadas pela coleção foram enormes e controversas: paixão, aversão; curiosidade, indignação; admiração, menosprezo; entre outras. Com toda essa reverberação de opiniões, fui descobrir e conhecer, afinal, o que existe nos Cinquenta Tons? Vamos à história:

Livro I

Cinquenta Tons de Cinza

Anastásia Steele, uma jovem universitária americana, ao fazer um favor para sua amiga Kete, se vê frente a frente com um homem poderoso, lindo, rico, educado, misterioso e que a faz sentir desejos incontroláveis: Christian Grey.Imediatamente uma atração irresistível se instala entre os dois. E, a partir daí, a virgem e ingênua Ana, se vê envolvida pelo poder encantador, pela força sexual irresistível de Grey.

Mas para ela poder ficar com ele e descobrir seus mistérios existem regras, e Ana precisa decidir se aceita a forma estranha de “relacionamento” que o controlador e irresistível Christian oferece, e ele precisa aprender a controlar seus instintos fortes demais para a virgem Ana.

Livro II

Cinquenta Tons Mais Escuros

Christian só aprendeu uma forma de “amor”: submissão x dominação. Ana, mesmo envolvida e se esforçando para superar seus medos e limites, desiste do sedutor e dominador Christian. Porém a separação é dolorosa para ambos. Grey descobre que não pode e não quer viver sem Ana.

Assim, uma nova fase se inicia. Ana começa a entender os traumas e o peso do passado de Christian e ele, se abre para aprender e aceitar o amor que Anastásia oferece. Os dois aprendem, têm suas primeiras vezes em muitas coisas e descobrem o amor juntos, cada um da sua forma. Ele precisa superar seus medos e suas barreiras. Ela precisa enfrentar a raiva de uma ex-submissa em crise que ameaça matá-la.

Livro III

Cinquenta Tons de Liberdade

Para um eterno solteirão, Christian dá um enorme passo ao se casar com Ana. A família dele, grata e feliz pela mudança, apoia Anastásia nesta nova vida, tão diferente para ela.

Além de ter que lidar com a absurda necessidade de controle de Christian, ela precisa aprender a conviver com o seu primeiro amor e com a crise que se instalou por ela estar grávida.

Não bastando isso, o perigo ronda a vida do casal e Christian se vê frente à possibilidade de perder Ana para sempre. Dois mundos, duas personalidades, uma só vida.

Minha opinião:

Realmente, toda a trama dos três livros é recheada de cenas eróticas quentes e de relações sexuais bem detalhadas, sexo instigante, selvagem, doce, bruto, forte e, muitas vezes, impactante. Esta é a base, a cor mais forte para o desenrolar do romance de Christian Grey e Anastásia Steele.

Mas é, também, uma história sobre traumas, perdas, frustrações, sobre a descoberta do amor, da cumplicidade, da partilha.

O bilionário Christian, aparentemente tem tudo: uma linda família, beleza, juventude, poder, fama... Mas sobre ele pesa a sombra de seu passado, que o fez ser quem é.

Anastásia é simples, ingênua, forte, estabanada, sonhadora... E não recua frente a um desafio. Principalmente se este desafio se tornar a coisa mais importante de sua vida.

Entre cenas quentes, encontros e desencontros acontecem. O amor nasce e cresce forte entre os dois, criando novos caminhos para o casal.

Achei a história linda, como um conto de fadas moderno. Quase uma adaptação sacana de “Uma Linda Mulher”, onde o inacessível e inabalável poderoso empresário se rende aos encantos de uma linda prostituta.

Profundo, o livro, criticado principalmente pelas cenas de sexo, nada mais é do que um tapa na cara dos hipócritas que acreditam que o sexo ainda precisa ser tratado como tabu.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

5 comentários:

  1. Parabéns
    Roberta.
    Sonhar com o principe encantado
    todas as mulheres sonham
    Que seja rico de carinho e mimo.
    Beijos.
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Beta, não li os livros, mas até então só tinha visto criticas ruins, é bom ver uma opinião diferente. Parabéns pelo trabalho, é muito bom acompanhar seu sucesso, mesmo de longe. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Roberta, sua crítica foi bem definida o livro é realmente um romence moderno, de todas as críticas lidas esta é que possui a maior percepção da trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Meninas! Que bom que gostaram! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Roberta
    Que delicia encontra-la por aqui, não li, engraçado que os tenho gravados , uma senhora simpática que mos enviou em PDF mas a Beta sabe que eu sou a tal fã de livros em papel, o seu é um dos meus de cabeceira quando estou down, leio algumas partes, dou uma boa risada e fica tudo melhor, mas isso a menina já está farta de saber. Gostei demais da forma clara e sem preconceitos como falou sobre estes livros que tão mal têm sido tratados ao ponto de nunca mais me ter dado sequer aquela vontade de levantar o véu.
    Continue a escrever como tão bem sabe.
    Beijos lisboetas da sempre amiga
    Júlia

    ResponderExcluir