terça-feira, 23 de junho de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza fala sobre 'O Mundo Pós Aniversário '

Olá queridos! Hoje vamos falar de um livro que mexeu demais comigo! Lionel Shriver, premiada com a obra Precisamos Falar Sobre Kevin, acertou mais uma vez e presenteou a nós, leitores com uma obra deliciosamente complexa e profunda: O Mundo Pós Aniversário, editado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Na maioria dos casos, as outras pessoas aceitavam os casais do jeito que os conheciam: ou eles eram, ou, a certa altura, não eram. No que tinha de mais tórrido, a vida amorosa de cada um era uma simples titilação para os outros, e a natureza de negócio fechado dos casais estabelecidos, como Irina e Lawrence, era uma grande chatice, sem dúvida.

Raros são os momentos em que literalmente confundimos nossas vidas com as páginas de um livro. E quando nos vemos em letras impressas, algo desperta lá no fundo. É assim que a maioria dos leitores descrevem seu sentimento em relação a esta obra.

A vida de Irina, personagem central do livro, suas escolhas, seus tropeços, são extremamente iguais a de muitas mulheres. Independente de nacionalidade, de credo ou profissão, a personagem, em sua particularidade se encaixa perfeitamente em nossas experiências diárias.

Inicialmente, o livro causa certo desconforto pela forma 2 em 1 (duas histórias, 2 caminhos e um personagem), porém no desenrolar da leitura, causa reconhecimento e todos os sentimentos bons e ruins que se atrelam a este reconhecimento.

A autora do livro "Precisamos falar sobre Kevin", conseguiu algo incomum: tocar em todas as mulheres, colocar todas elas dentro de Irina McGrovern.

O amor romântico é uma corda esticada e, em certos aspectos, uma luta, pois sempre nos debatemos, se não contra a pessoa amada em si, contra nossa própria escravização indigna a outro ser humano.

Sinopse: O mundo pós-aniversário aborda o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem: um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.

Capítulo a capítulo, Lionel Shriver nos oferece dois desdobramentos do futuro dessa mulher sob a influência de dois homens radicalmente diferentes, e assim escreve duas histórias. A partir daquele único beijo, retrata alternativas para união e rompimento, e explora as consequências e as motivações mais íntimas de uma escolha.

Determinar qual seria o melhor caminho não é óbvio nem fácil, mas a análise dos dois destinos em que a autora enreda os personagens e os leitores é memorável. Escrito com a sutileza e a sagacidade que são as marcas registradas da obra de Shriver, O mundo pós-aniversário é um apelo para aquele "talvez" que intriga e provoca todos nós.


Sobre a Autora: 

Lionel Shriver nasceu em 1957 na Carolina do Norte, Estados Unidos. Formada e pós-graduada pela Universidade de Columbia, publicou além de 'Precisamos falar sobre o Kevin' e 'O mundo pós-aniversário', 'The Female of the Species', 'Checker and the Derailleurs', 'Ordinary Decent Criminals', 'Game Control' e 'A Perfectly Good Family'.



Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho!  Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde assina a 'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de livros e jornais.
Ela faz parte de uma louca e enorme família. Desde muito nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida.
Assim baseou sua carreira e nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores Nacionais. Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário