terça-feira, 30 de junho de 2015

Dica de escritora: Roberta Souza opina sobre '1808', livro de Laurentino Gomes


1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.
Laurentino Gomes. Editora Planeta.

Sinopse: Resultado de 10 anos de investigação jornalística, a obra apresenta uma visão nova e atualizada sobre os anos mais importantes da colonização brasileira. O autor, baseado em documentos e livros sobre o assunto, aprofunda-se em um dos fatos mais polêmicos de nossa história: a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.

Opinião:

Alguns fatos conhecidos como reais são apresentados como duvidosos e fatos esclarecedores, são apresentados como reais, todos baseados em pesquisas e avaliações em relação ao contexto histórico. Laurentino traça, com clareza e segurança, a vida da Família Real, de sua corte (portugueses que fugiram para o Brasil junto com a Família Real) e dos moradores do Brasil Colônia, apresentando muitas curiosidades, porém, procurando fugir do lugar comum da comédia com que, normalmente, este trecho de nossa história é retratado nos filmes.

Imperdível, curioso, esclarecedor e simples, o livro se tornou item essencial a todas as pessoas ávidas por boa literatura.

D. João foi o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de quatro séculos, e foi quem transformou uma colônia em um país independente. No entanto, seu reinado no Brasil padece de um relativo esquecimento e, quando lembrado, é tratado de forma caricata como no filme Carlota Joaquina, de Carla Camurati. Mas o Brasil de D. João não se resume a graçolas. A fuga da Família Real para o Brasil ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do Mundo.


Biografia: Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Seu terceiro livro, 1889, recém-lançado pela Globo Livros, trata da Proclamação da República.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário