quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como organizar e preservar suas fotos


Tiramos fotos de tudo: de momentos com a família e amigos, de viagens, de lugares, de paisagens e de acontecimentos do dia a dia. Na era digital, acumulamos muitos arquivos fotográficos. Acrescente a isto as fotos analógicas (aquelas tiradas por máquinas com filmes para se revelar --  suas fotos da infância, da juventude de seus pais ou do casamento de seus avós). Para não se perder no tempo e nem no espaço, a consultoria Life Organized mostra como organizar e preservar suas fotografias:




Descarte: O primeiro passo na organização de fotos, sejam elas digitais ou impressas, é descartar as fotos repetidas de uma mesma pose, com mau enquadramento, desfocadas ou com qualquer outro defeito que estrague a imagem. Guarde somente as fotos que ficaram boas ou que só tenham uma cópia.



Crie pastas: Em tempos virtuais, tiramos fotos o tempo inteiro. Para organizar todo este material, crie uma pasta em seu computador para fotos e dentro dela, abra pastas por anos ou por assuntos (família, viagem, casamento, aniversário...). O importante é você saber de imediato onde encontrar determinada foto.



Backups:
Não se esqueça de sempre fazer um backup de seus arquivos para não os perder para sempre em caso de problemas no computador, celular ou tablet. Salvar em um HD externo ou em arquivos em nuvem são ótimas opções.



Fotos analógicas:
Para melhor preservação das fotos impressas (principalmente se estas foram tiradas com máquinas analógicas), o ideal é guardá-las em álbuns fotográficos. Caixas e envelopes também podem ser utilizados para organizar este material. Para não se perder no tempo, não se esqueça de indicar no objeto onde armazenará as fotografias a data e o conteúdo daquele momento (como “aniversário da Ana, 22/04/1991”).



Digitalize:
Fotos analógicas podem ser digitalizadas. Isto garantirá que você possa reproduzi-las, em caso de perda da original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário