sábado, 15 de agosto de 2015

Resenha: O que achei do livro "Repouso Absoluto", de Sarah Bilston

Por Daniela Calcia*


Repouso Absoluto - A vida nunca foi tão agitada. Sarah Bilston. Editora Record.

Sou sócia da Biblioteca Popular de Botafogo há mais de 20 anos. Os leitores cadastrados podem pegar 2 livros por 15 dias e renová-los, caso não tenham terminado a leitura. Sempre chego lá com uma ideia do que quero ler ou reler. Mas eles possuem uma estante com dicas de leitura e sempre tem coisa muito boa ali. Essa biblioteca é considerada a melhor do Rio de Janeiro.  E dessa vez peguei um livro indicado por eles, com uma frase da Marian Keyes na capa: "Não consegui parar de ler". Eu também não consegui.

Não sou muito acostumada a ler romances. Sempre fui viciada em biografias e livros sobre cinema e música. E há pouco comecei a ler os tais' check lists'. Mas "Repouso Absoluto" me fez ler sem parar, terminei em menos de 24 horas...

A história parece banal: uma grávida, chamda 'Q',  que precisa fazer um repouso absoluto. Aí pensei, ela vai ver televisão, se entupir de comida e dormir. Não. Ela assistiu pouca TV, comeu  realmente MUITA porcaria e  mudou a vida de várias pessoas.

Coisas que ela nem percebia e estavam bem ali, embaixo do seu nariz. Como o problema com inquilinos no prédio ao lado, uma amiga que tinha um caso com um conhecido dela, um marido que dava pouca atenção a ela e a família que ela tanto evitava, se preocupava muito com ela.

A vida da gente é assim mesmo, evitamos perceber tanta coisa legal ou ruim que está ao nosso lado. Talvez sejam poeiras que a gente jogue embaixo do tapete e deixe pra pensar amanhã, pra evitar tomar uma decisão séria sobre o rumo da nossa vida...

O legal também é que a história não é datada, ela não cita coisas que façam o livro ter uma data certa de ter ocorrido, o que torna a história bem universal. É escrita como um diário, com muito humor, apesar de alguns assuntos delicados como a gravidez de risco.

São poucos personagens e o enredo é bem amarrado. E faz a gente parar na correria de trabalho / família / estudo e pensar: o que importa mesmo em nossa vida? Os personagens amadurecem ao longo da história e eu fiquei doida pra saber: quando vai rolar a continuação?

Confira a página do livro no Skoob: www.skoob.com.br/repouso-absoluto

*Daniela Calcia é formada em cinema e jornalismo, pesquisadora do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, confira seu perfil no Linkedin:

br.linkedin.com/pub/daniela-calcia/31/653/85a/

Nenhum comentário:

Postar um comentário