segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Turismo: Florianópolis tem muito atrações além das praias


Florianópolis cresceu e cada vez mais brasileiros escolhem a Ilha da Magia como principal destino turístico nacional. Natureza, história e cultura compõem o trinômio que torna a capital de Santa Catarina também uma das cidades mais visitadas por turistas estrangeiros. Segundo o Ministério do Turismo, Florianópolis é a segunda cidade mais visitada do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Para chegar a cidade, a melhor opção é ir de ônibus.

Há quem diga que a ilha de Florianópolis possui quase 100 praias, localizadas em apenas 436,5 quilômetros quadrados de extensão. Mas o litoral badalado e paradisíaco não é apenas o seu único atrativo. Além de trilhas em meio à natureza exuberante, a cidade possui um patrimônio histórico importante, uma noite agitada e opções gastronômicas imperdíveis.


Centro e arredores

Começando pelo Centro Histórico de Florianópolis, é possível conferir as antigas construções de diferentes estilos e épocas. Em torno da Praça XV de Novembro é há a opção de realizar compras, especialmente de artesanato e peças de cerâmica na Casa da Alfândega. Já no Mercado Público Municipal, turistas vão encontrar delícias e petiscos, como bolinhos de bacalhau, pastéis de camarão e ostras frescas, além de variadas opções de cachaças artesanais.

O principal ponto turístico de Florianópolis é a Ponte Hercílio da Luz. Construída no ano de 1926, ela possui 819 metros de comprimento e torres com 75 metros de altura. Essa é uma das maiores pontes pênseis do mundo e foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico. Além disso, ela abriga um mirante, o Museu da Ponte e também o Parque da Luz.

Museu Histórico de Santa Catarina
História e arquitetura

Florianópolis foi colonizada por imigrantes açorianos e até hoje preserva as pequenas vilas de casario colonial, além de igrejas e monumentos históricos. Nos pequenos povoados de Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, é possível conhecer melhor as tradições e a memória da Ilha dos Açores, presentes na arquitetura e no artesanato. É possível também conhecer, por meio de passeios de escuna, fortes e fortalezas históricas.

A cidade possui muitos museus como o Museu Histórico de Santa Catarina e o Centro Integrado de Cultura, que reúne o Museu da Imagem e do Som e o Museu de Arte de Santa Catarina, além de bibliotecas, cafés, salas de cinema e de teatro.

Bares na Lagoa da Conceição
Vida Noturna e Gastronomia

A Lagoa da Conceição, no Centro de Florianópolis é onde está concentrada a maioria dos bares e boates da região, com agitada vida noturna e diversão para todos os gostos. Em Jurerê, no norte da ilha, há muitos clubes noturnos e restaurantes requintados. Já os restaurantes da cidade são especializados em frutos do mar, com destaque para pratos à base de ostras, herança da culinária açoriana, que fez da região a maior produtora de ostras do país.

Stand up paddle na Lagoa da Conceição
Esportes e ecoturismo

Além das trilhas na região, adeptos dos esportes radicais procuram na ilha o lugar ideal para a prática de Windsurf e Kitesurf, além de Stand-up Paddle na Lagoa da Conceição. Já nas praias, que integram importantes circuitos de surf, é possível praticar o sandboard nas dunas. Os morros da região também são favoráveis para praticantes de saltos de asa delta e parapente.

Fonte: Netviagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário