quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dica de Escritora: Roberta Souza analisa "Os Ladrões de Cisne", de Elizabeth Kostova, Editora Intrínseca

Dr. Marlow, um renomado psiquiatra se vê frente a um curioso caso de fúria: o artista plástico, famoso e promissor pintor Robert Oliver, a princípio por problemas mentais, atacou um famoso quadro e precisa de tratamento.

Ele é transferido para a clínica do Dr. Marlow e este se vê curioso com o caso, por amar a pintura e por se sentir intrigado com Robert Oliver. O psiquiatra começa a investigar a vida e a obra de Oliver. Buscando descobrir quem é a misteriosa mulher que Oliver pinta a todo momento, em todos os seus quadros.

A vida de Dr. Marlow se mistura com a de Oliver, sua busca por respostas para salvar seu paciente se torna uma busca por si mesmo.

Opinião: Esta não é uma leitura simples, não é uma literatura fabricada para entreter as massas. É sim, uma literatura profunda, obscura e surpreendente.

Sutilmente, arte, obsessões, amores, passado e presente se encontram em pontos intrínsecos de uma teia fundamentalmente artística e mental.

Sinopse: Ao atacar uma tela em plena National Gallery of Art, o pintor e professor Robert Oliver é internado em uma instituição psiquiátrica. Lacrado em seu silêncio e obcecado pelos misteriosos olhos negros de uma dama que desenha à exaustão, Oliver se transforma no passaporte que conduz seu psiquiatra - e também pintor -, Andrew Marlow, a investigações pouco convencionais sobre seu passado.

Entrecortada pelas vozes das mulheres que Robert Oliver deixou para trás, a narrativa de Marlow passeia minuciosamente por galerias de arte - especialmente pelas obras dos impressionistas franceses -, discute o fazer e a paixão pela pintura e se soma a mais um dos segredos de seu paciente: a intimidade das cartas trocadas por dois amantes, e artistas, franceses do século XIX.

Os ladrões de cisne transporta o leitor por séculos, de cidades americanas contemporâneas à costa da Normandia do século XIX, além de expor justamente o que há de primordial na arte: o humano, com toda a sua beleza e sua fragilidade. Com o mesmo dom da narrativa que tornou O historiador uma sensação internacional, Elizabeth Kostova ¬evoca um mundo que persiste muito tempo depois de virada a última página.

Sobre a Autora: Elizabeth Kostova nasceu em New London, Connecticut e se formou na Universidade de Yale. Tem um MFA da Universidade de Michigan, onde foi premiada com o Hopwood Award para Novel-in-Progress (romance em curso).

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário