sábado, 30 de janeiro de 2016

RJ: Caixa Cultural apresenta exposição de Frida Kahlo e mulheres mexicanas, no Centro (Até 27/03)


Rio de Janeiro, RJ. A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 29 de janeiro a 27 de março, a exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, que reúne 30 obras da artista mexicana. Além dos trabalhos de Frida Kahlo – 20 óleos sobre tela e 10 obras em papel, entre desenhos, colagens e litografias – há cerca de cem obras de outras 14 artistas, mulheres nascidas ou radicadas no México: María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein.

Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição apresenta um amplo panorama do pensamento plástico da artista, e revela a intricada rede e o potente imaginário que se formaram, tendo como eixo sua figura. A exposição, que abrange pinturas, esculturas e fotografias – além de documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens – ocupará três galerias da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

Frida Kahlo: Durante toda sua vida, Frida Kahlo (nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México, onde morreu em 13 de julho de 1954) pintou apenas 143 telas. Dentre as 20 pinturas expostas, seis são autorretratos. Há ainda mais duas de suas telas que trazem a sua presença, como em El abrazo de amor del Universo, la tierra (México). Diego, yo y el senõr Xóloti (1933), e Diego em mi Pensamiento (1943), além de uma litografia, Frida y el aborto (1932). Imagens de Frida estão presentes ainda nas fotografias de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi, e na litografia Nu (Frida Kahlo) (1930), de Diego Rivera.

Serviço: Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México. Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galerias 1, 2 e 3. Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca). De 29 de janeiro a 27 de março de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h. entrada franca (as senhas estarão disponíveis a partir do dia 21 de janeiro no site www.ingresse.com; e na recepção da CAIXA Cultural a partir de 29 de janeiro). Livre (http://frida.ingresse.com/). Acesso para pessoas com deficiência. Informações: (21) 3980-3815.

Página oficial no Facebook: www.facebook.com/caixa


Nenhum comentário:

Postar um comentário