quarta-feira, 9 de março de 2016

Dica de Escritora: Roberta de Souza opina sobre "Arco-Íris em Preto e Branco", de Nara Vidal

Os livros infanto-juvenis já conquistaram seu espaço no mercado. Estilo, escrita e composição são espetáculos à parte. Tudo é novo nessa área. E não são só os adolescentes que se ‘perdem’ nas histórias, nós, adultos, também.

Ao receber o livro Arco-Íris em Preto e Branco, escrito por Nara Vidal, ilustrado por Suppa e publicado pela Editora Dimensão, pensei: Como assim arco-íris em preto e branco?

O livro conta a história de Isadora, ela tem 15 anos, é feia, gorda, cheia de espinhas e desastrada. Pelo menos é assim que se vê. Ela diz não se importar com sua ‘realidade’, mas vive expondo fatos para mostrar como é feia frente a sua irmã gêmea, amigas, etc...

Você já deve estar se perguntando: mas qual o problema dessa menina, por que só fala de como falam mal dela, de como sofre, pobre coitada... Deixa eu interromper o seu pensamento agora, aproveitando o gancho. Eu não tenho autopiedade. Acho isso um horror. Pena é para os fracos! Eu tenho é senso. Sou uma realista!

Mas não é que a vida dá um susto nela? E ela acaba percebendo que, muitas vezes, as pessoas não nos veem como nos vemos...

A escritora mineira Nara Vidal, deu um toque divertido, descontraído e, porque não dizer, colorido ao arco-íris preto e branco de Isadora. Exatamente como diz o texto da quarta capa da obra:

Vai ser difícil adolescentes, pais e cia, não se encantarem com Isadora, a menina super inteligente e divertida – mas não exatamente linda – que nos conta essa história.

Super indico a obra!

Sinopse: Arco-íris em preto e branco traz a história contada por Isadora, uma adolescente inteligente e muito divertida, que não se acha bonita como sua irmã gêmea Bellinha. Seu dia a dia, na família e na escola, traz um desfile de figuras interessantes, que vão fazer o leitor rir, mas também (re)pensar posições e preconceitos.


Sobre a autora: Nara veio da pequena Guarani, em Minas Gerais. Vivendo rodeada por montanhas, acabou sonhando em conhecer outros cantos. Concluiu o curso de Letras pela UFRJ e foi viajar pela Inglaterra e Itália. Por lá acabou morando. Já há doze anos nas terras de Shakespeare, concluiu pela London Met University um Mestrado em Artes. De Londres, colabora para jornais e revistas britânicas e brasileiras. É autora de infantis, contos e poesia.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário