quarta-feira, 11 de maio de 2016

Dica de Escritora: Roberta de Souza analisa o livro "Coração de Tinta", de Cornélia Funke

A literatura me encanta, amo livros!  Sempre que pego um livros que remeta a outros sinto um prazer sem igual. Agora imagine um livro onde os personagens principais vivem e se alimentam por seu amor por livros e onde outros personagens, tão importantes quanto, saíram de um livro? Nem preciso dizer que amei, né?

A escritora alemã Cornélia Funke acertou em cheio ao escrever Coração de TintaA obra conta a história de Meggie, uma pequena jovem que vive com seu pai Mo, um homem amoroso e carinhoso que tem sua vida tomada por livros, ele os ama e cuida para que todos fiquem bem, ele os restaura.

Meggie encostou a cabeça no ombro de Mo e olhou para a parede nua. Ela viu a si mesma no branco sujo da parede, do jeito que aparecia em fotos antigas: pequenina, de pernas roliças, os cabelos loiros bem claros (eles haviam escurecido desde então), folheando os livros de figuras com seus dedinhos curtos. Sempre que Mo contava alguma coisa, era isto que acontecia: Meggie via imagens, imagens vivas.

A vida de Meggie é tranquila, até que um desconhecido aparece em sua porta e tudo muda... Ela é arrebatada para uma história fantástica onde personagens de um livros perseguem seu pai. Meggie mergulha de cabeça em um mundo encantado e desconhecido, mas, mesmo com tantos perigos, muitas surpresas deliciosas a esperam.

A obra é simplesmente linda! Me apaixonei por Meggie, seu pai e amigos, por Basta e o malvado Capricórnio. Super indico a obra!

Sinopse: Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo da recusa, até que um excêntrico visitante finalmente revela o segredo. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. ~

Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde veio e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. 

Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras.

Sobre a autora: Nasceu em 1958, em Dorsten, na Alemanha. Escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis, recebeu diversos prêmios. Com mais de 40 títulos publicados, é autora do aclamado O senhor dos ladrões, publicado em 2004 pela Cia. das Letras e best-seller na lista do New York Times. Entre seus maiores sucessos, está também a trilogia Mundo de Tinta, cujo primeiro volume, Coração de tinta, adaptado para o cinema, tornou-se um best-seller com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: https://www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  https://www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: https://www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário