quarta-feira, 15 de junho de 2016

Dica de Escritora: Roberta de Souza recomenda o livro "Águas Profundas ou O Petróleo é nosso?"

Por Roberta de Souza*


 A imaginação humana enche os livros de ficção fantástica com o que há de mais puro do inacreditável. Ilimitada, realmente, é a imaginação de nossos escritores. Assim nascem livros fantásticos e cheios de magia. Inclusive quando eles apenas deveriam ser...

Ilmar Penna Marinho Jr, advogado, lançou, há alguns anos atrás o romance Águas Profundas ou O Petróleo é nosso?, sob o selo Editora Revan. Seria apenas ficção? Resultado de algumas experiências vividas em seu caminho profissional? Ou uma bela visão do futuro? Não sei, sei apenas que Ilmar construiu uma narrativa vívida do que acompanhamos em nosso Brasil: corrupção, revanchismo, manipulação, jogos de poder.

Quem dera que fosse apenas um livro de ficção fantástica...

O processo político que envolve interesses e acordos escusos, desenham a história, que se passa em um país imaginário, bem parecido com o nosso Brasil. Onde, os personagens vivem situações que, aparentemente são simples, mas quando olhadas de perto se mostram um enorme iceberg, sempre ameaçado a derreter...

Qualquer semelhança será mera coincidência??? 

Sinopse: Sexo, morte, seqüestro, corrupção, eleição, entrega de cargos. Essas são algumas das vertentes do longo processo político de derrubada do monopólio do petróleo. Uma verdadeira rede de intrigas em que políticos, empresários, parlamentares, militares, socialites e trabalhadores se relacionam por diversos interesses, mas principalmente financeiro. Águas profundas é um retrato fiel dos bastidores do poder.

O último baluarte da soberania nacional - a ENEBRÁS - é leiloado sob o crivo das autoridades governamentais, habituadas a um sistema de manipulação e clientelismo, sem qualquer vínculo moral e a mercê da impunidade. Situações e nomes se repetem ao longo do livro, mesclando sentimentos e interesses contraditórios. O futuro do país se vê entregue à manobras de ilustres aproveitadores que somente nas cifras se mostram "patriotas".

Sem querer impor uma verdade absoluta - o resgate do patrimônio público - Ilmar Penna Marinho Jr. humaniza uma polêmica da qual depende o futuro das próximas gerações. Personagens, como o líder sindical Juliano e a presidente da Associação dos Técnicos do Petróleo (ATP) Helena, aparecem como "salvadores da pátria". Representam a esperança de reverter o lamaçal em que está mergulhada a fictícia política nacional, às vésperas de uma eleição.


Sobre o autor: Ilmar Penna Marinho Jr. é formado em Direito pela PUC , diplomado em Master of Comparative Law pela Georgetown University, em Washington. Foi secretário de administração do Estado do Rio na gestão de Faria Lima, advogado concursado da Petrobrás e diplomado pela Escola Superior de Guerra. É também autor de trabalhos jurídicos em defesa da plataforma continental brasileira e do monopólio estatal do petróleo.


Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

*Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: www.facebook.com/autornacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário