quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Dica de Escritora: Roberta de Souza analisa o livro "A verdade nunca morre"


Ler livros verídicos, muitas vezes nos confundem. Mais ainda quando a história é tão surreal que fica difícil fazer a mente entender que o que se está lendo realmente aconteceu...

Me vi assim ao ler o livro A Verdade Nunca Morre, do lobista americano William C. Chase, publicado no Brasil sob o selo da Editora Solo.

"Senti-me envolvido numa situação que só tinha visto em documentários ou filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, quando as pessoas eram “denunciadas” como “inimigos do Estado”, ou acusadas de ser “antiamericanas” durante as audiências de McCarthy".

Ao se envolver em negociações para abrir um diálogo entre congressistas americanos com o ex-ditador líbio Muamar Kadafi, William Chase virou o alvo preferido de instituições ligadas ao governos dos Estados Unidos como o FBI, IRS, Judiciário Federal e CIA.

Lobista de sucesso, Chase viu sua vida desmoronar como pecinhas de quebra-cabeça. Perdeu todo o que havia construído com sua esposa e foi preso.

Viu-se perdido, tendo apenas o apoio de sua esposa Virginia. Viu sua vida ser devastada, foi espremido, acusado, recebeu ameaças contra si e sua família, virou, do dia para a noite, o inimigo número um dos EUA.

Entretanto, mesmo depois disso tudo, se negou a ceder a chantagens por causa de seu vínculo com Kadafi. Para divulgar a verdade, refazer seus passos e definitivamente entender sua realidade, William Chase escreveu, escreveu e escreveu.

Quem sabe assim, alguém consegue entender essa loucura?

"Para pressionar-me a cooperar, o governo destruíra minha reputação, levara-me à falência e condenara-me à prisão federal mediante acusações forjadas".

Triste, conflituoso, pesado, o livro apresenta uma vertente tão visceral que mais parece ficcional. A Verdade Nunca Morre traz, em si verdades veladas, abusos de poder, intrigas e força. A força que Chase encontrou para não sucumbir frente ao enorme trator dos EUA que tanto trabalhou para destruir sua vida. 

Sinopse: De 1975 a 1998, William C. Chasey foi um dos lobistas mais respeitados de Washington. Representava alguns dos clientes mais importantes do mundo dos negócios, além de 23 governos estrangeiros. Transitava sem restrições pelo Capitólio e era conhecido por fazer as coisas acontecerem. Sua integridade jamais fora questionada. Contratado para ajudar a normalizar as relações entre os Estados Unidos e a Líbia, sua vida sofre um grande revés ao voltar de uma viagem a Trípoli acompanhando um congressista norte-americano para um encontro com Muammar Kadafi. Por causa do acesso único que tinha ao ditador líbio, a CIA, o FBI, o IRS e o Departamento de Justiça passam a chantageá-lo para cooperar com o assassinato de dois agentes líbios, acusados de explodir o voo 103 da Pan Am sobre a cidade de Lockerbie, na Escócia, em 1988, causando 270 mortes. A recusa em participar do ardil leva-o à ruína financeira e à prisão federal.

Sobre o autor: William C. Chasey. PhD pela Universidade de Maryland, William C. Chasey é educador, escritor, cientista, inventor e filantropo. De 1975 a 1998, foi um dos lobistas mais respeitados de Washington. Em 1980, foi conselheiro sênior da campanha de Ronald Reagan à presidência dos EUA. É fundador e presidente da Foundation for Corporate Social Responsibility, na Polônia, uma rede internacional de CEOs de empresas que trabalha pela transformação social por meio da filantropia corporativa. Já escreveu três livros e um roteiro.

Quem é essa Colunista 'Doida' chamada Roberta e autora do livro 'Meninas de 30':

*Roberta de Souza é jornalista, com orgulho! Crítica Literária, locutora, Editora do jornal Tanguá Notícias, onde também assina a  'Coluna Literária'. Revisora e copidesque de obras literárias e jornais.
Ela faz parte de uma louca família, seu sustento e sua vida. Desde nova se apaixonou pelos livros e é seguindo esta paixão que ela trilha sua vida. Assim baseou sua carreira e assim nasceu o livro 'Meninas de 30', o 'Espaço do Autor Nacional', o site 'Mix Cultural' e sua empresa de comunicação, a 'Gaia Assessoria de Comunicação', que tem como foco a assessoria de imprensa de escritores nacionais.

Conheça um pouco mais sobre Roberta:

Gaia Assessoria de Comunicação: www.facebook.com/gaiasscomunicacao 
Fã Page do livro Meninas de Trinta:  www.facebook.com/MeninasDeTrintaOLivro 
Página do Autor Nacional: www.facebook.com/autornacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário