quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Grátis: Espetáculos circenses agitam o Largo do Machado no próximo final de semana (27 e 28/08)


O grupo Off-Sina prepara apresentações especiais para o próximo fim de semana, gratuitamente, no Largo do Machado, a “segunda casa” dos palhaços do Rio de Janeiro. No sábado, às 16h o Grupo apresenta o espetáculo “Vai começar o teteretetê!”..

O espetáculo traz ao picadeiro uma companhia de palhaços com repertório de variedades, incluindo malabarismo, mágicas, músicas e números cômicos com palhaços e palhaças internacionalmente desconhecidos. Ele é fruto do trabalho da Escola Livre de Palhaços - ESLIPA que realiza suas atividades durante todo o ano na Escola Nacional de Circo. Além de Lilian Moraes e Richard Riguetti do Grupo Off-sina, participa da atividade Ricardo Pucetti, do grupo Lume.

No mesmo dia, a partir das 18h, 42 artistas em formação da ESLIPA e do Polo Carioca de Circo, vão invadir a praça para o grande encontro de artistas com o público, que poderá conferir diferentes performances da arte da palhaçaria. A intervenção artística envolverá cortejo e espetáculo, para mostrar ao público o resultado do trabalho desenvolvido na sala de ensaio durante a semana.

Já no domingo, é a vez de “O Acrobata” entra em cena às 11h. A clown Jasmim, numa tradicional saga de domadores de feras, tenta, inutilmente, fazer com que o seu insólito mascote Pippo realize “perigosas” proezas acrobáticas. Uma dupla muito especial, uma relação onde o domador e a mascote surpreendem a plateia pela sua ternura e simplicidade. Espetáculo de clown com Lily Curcio, do grupo Seres de Luz Teatro, de Barão Geraldo/Campinas/SP. Este espetáculo já foi apresentado para os mais diversos públicos como: campo de refugiados de Kosovo na Suíça, asilos de idosos, hospitais, escolas, praças, circos e teatros na Itália, Romênia, Espanha, Colômbia, Brasil, Peru e Argentina.

Às 15h, “A borralhona” Currupita rouba a cena na praça. A personagem vive lavando, passando e cozinhando, esperando pelo par perfeito para o casamento. Cansada de esperar, desperta de sua passividade feminina para conquistar o “príncipe encantado”. O espetáculo serve de reflexão sobre o papel da mulher, aliando momentos de surpresa e emoção com rara delicadeza e fineza de humor. Inspirada na ópera “La Cenerentola”, um melodrama cômico de Gioacchino Rossini, o espetáculo pretende, através da arte do riso, da alegria, da vivacidade, da pureza e da ingenuidade, revelar os segredos da alma feminina. 

Nesta montagem, a palhaça Currupita na pele da bela e passiva Gata Borralhona não contribui para reforçar o estereótipo da beleza inocente, vítima da malvadez criminosa. Pelo contrário, Currupita mostra o lado ativo, explosivo e determinante de uma mulher à procura da sua alma gêmea. O espetáculo de circo-teatro de rua proporciona uma reflexão sobre a importância do papel feminino na arte do riso, através do olhar de Currupita, e torna evidente a força da comicidade feminina, desabrochada num corpo frágil, delicado, regido pela sutileza da graça. 

Serviço: 

Dia 27/08
Espetáculo "Vai começar o teteretetê!". Direção: Lilian Moraes, Richard Riguetti e Ricardo Pucetti. Elenco: 21 alunos da ESLIPA.. Horário: 16h.

Dia 28/08
Espetáculo “O Acrobata”. Direção: Lily Curcio. Elenco: Lily Curcio. Horário: 11h.

Espetáculo “A borralhona”. Direção: Richard Riguetti. Elenco: Lilian Moraes/ Palhaça Currupita. Horário: 15h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário