terça-feira, 15 de agosto de 2017

Saiu o resultado do Edital de Cessão de Espaço dos CCBBs

Escolhidos se apresentam nos CCBBs do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Foto: Divulgação

O Banco do Brasil traz novidades para quem gosta de cultura! Está disponível o resultado do Edital de Seleção Pública de Projetos Culturais na modalidade “Cessão de Espaço”. Os trabalhos irão compor a programação dos Centros Culturais no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte em 2017 e 2018. Ao todo, foram selecionados 85 projetos dentre as 437 inscrições realizadas para as áreas de Artes Cênicas, Cinema, Exposições, Ideias e Música. Para consultá-los, basta acessar os sites: www.bb.com.br/cultura e www.bb.com.br/cessaoespacoccbb.

CCBB-RJ. Foto: Divulgação
Dentre os destaques, as peças teatrais “Da possibilidade da alegria no mundo” e “Nastácia”. A primeira, com direção de João Fonseca e Bianca Byington no elenco, traz três cenas com recortes de diferentes festividades culturais do país protagonizadas pela mulher brasileira. Já na segunda o dramaturgo Pedro Brício revisita o universo da personagem Nastácia Fílippovna, do romance “O Idiota”, de Dostoiévski. A ficha técnica reúne nomes como a diretora Miwa Yanagizawa, Chico Pelúcio (Grupo Galpão), Odilon Esteves (Cia. Luna Lunera), o estilista Ronaldo Fraga e o cineasta Cao Guimarães.

Para crianças e jovens, o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) conta com produções cinematográficas realizadas integralmente por estudantes entre 08 e 17 anos do mundo todo. O projeto ainda prevê outros eventos com foco no protagonismo juvenil e na formação de plateia, como exposição fotográfica, mesa redonda e workshops.

CCBB-SP. Foto: Divulgação
Pelas regras do edital, as propostas selecionadas não recebem patrocínio financeiro do Banco do Brasil, pois já devem ou possuir os recursos necessários para sua realização ou estar em negociação em vias de confirmação.

Os projetos selecionados foram avaliados pelas equipes técnicas de cada CCBB. A iniciativa permite garantir uma programação de qualidade para o próximo biênio, consolidando os CCBBs como centros de referência em arte e cultura no País e no mundo, e fortalecendo a imagem do Banco do Brasil como instituição que valoriza e investe no acesso e na formação cultural dos cidadãos brasileiros. 

De acordo com a revista britânica The Art Newspaper, desde 2011, os CCBBs estão entre as instituições culturais mais visitadas do mundo. Com 2,2 milhões de visitantes no ano passado, o CCBB Rio de Janeiro aparece na 26ª colocação, o CCBB Brasília no 59º lugar, com 1,1 milhão de visitantes e o CCBB São Paulo na 68ª posição, com 965 mil visitantes. O CCBB Belo Horizonte não apareceu na relação. Somente em 2016, os Centros Culturais receberam mais de 5,1 milhões de visitantes em seus espaços.

Fonte: www.bb.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário